14 Comentários

Vida Saudável – Pedalando

bv001

Oi Gente,

Está ficando cada vez mais comum o uso da bicicleta, seja para transporte, atividade física ou simplesmente dar um passeio. Vem crescendo os vários projetos para estimular a pedalar, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.

– Melhora as suas costas: O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se extendam e comprimam constantemente.

– Um regalo para os joelhos: Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Para além disso, as coxas e os glúteos endurecem.

 Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

 Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

 Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 

bc002

 Reduz colesterol e triglicerídios: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. 

 Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

 Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 

 Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. 

 Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

 Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

– Não tem impacto nas articulações: Por ser um exercício que se pratica sentado, a bicicleta não é um exercício de alto impacto ou sobrecarga para as articulações. Exatamente por este motivo, é indicado para iniciantes e é, também, um ótimo exercício para quem está acima do peso.

Alguns cuidados devem ser seguidos:

  • Procure parques e ciclovias.
  • Ande sempre a direita da pista.
  • Use roupas chamativas, evitando, assim, o risco de colisões.
  • Evite usar fones para escutar música: reserve sua audição para o trânsito.
  • Não pedale na calçada, nem na contramão.
  • Use capacete, óculos (para se proteger não só dos raios solares mas também de insetos e poeira) e luvas (pois são as mãos que tocam primeiro o chão). Aplique filtro solar na pele e nos lábios.
  • Jamais pratique exercícios em jejum.
  • Leve uma garrafa de água para hidratar-se.
  • Evite avenidas, ruas e estradas com grande movimento.

De 30 a de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. Estão convencidos? Vamos pedalar??

Beijinhos e até a próxima!

14 comentários em “Vida Saudável – Pedalando

  1. Adoro pedalar! Além de se divertir a gente emagrece, tem coisa melhor?
    *_*

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei o post amiga!!!
    Só não sei anadar de bicicleta hahaha , vergonhoso eu sei!!!
    Preciso aprender .
    Beijos minha linda ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Fabiiii, faz muito tempo que eu não pedalo, mas eu AMOOO, é uma atividade super divertida, que dá gosto de fazer!!! Amei o post e as dicas, lindona! Beijinhosss ❤ ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oiii lindonaa! Acredita que eu tava reservando um post sobre pedalar? hahahaha Meu namorado é ciclista, então tenho muito contato com isso! Ameei o post, as informações são ótimas! Beeeeijãoo lindonaaa ❤

    Curtido por 1 pessoa

  5. Amo pedalar… apesar de não andar mais de bicicleta há anos!
    Fiquei com vontade agora…é um ótimo exercício mesmo! Fora que as pernocas ficam maravilhosas 😉 hihihi
    Beeijo, lindona ❤ diquinha top como sempre!

    http://www.tamaragallas.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Fabiana!

    Gostei das dicas! Agora só falta aprender a andar de bicicleta, kkkkk!
    Mas preciso, é uma maneira super gostosa de fazer exercícios, né?

    obs: você disse que não encontrou como seguir meu blog, mas na coluna da direita tem várias opções (Facebook, Google +, Blogloving e newsletter)

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    Curtido por 1 pessoa

  7. Concordo com tudo a bici é tudo de bom!! Eu não consigo viver sem, faz muito bem para saúde e meio ambiente..Bjuss

    http://petitluxo.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário