24 Comentários

É difícil organizar documentos e papéis?

m000202

Oi gente,

Estou aqui para falar a respeito de como organizar documentos e papéis. Em outro post comentarei sobre documentos e papéis com valor sentimental, portanto neste irei me ater somente àquela papelada que nos deixa doidos e quando precisamos de um determinado papel ele simplesmente “some” de onde havíamos colocado, não é mesmo?

Podem perguntar: existe algum método para organizar a papelada?! – Sim, e ele se chama “hábito”. Criar o hábito de colocar sempre um determinado papel ou documento em local específico relacionado ao seu tema, ajuda e muito. De nada adianta eu colocar etiquetas, pastas coloridas, pastas sanfonadas etiquetadas, se eu não criar o hábito de descartar aquilo que é inútil e guardar aquilo que ainda irei usar (contas, certidões, documentos de uso vitalício) em determinado local.

Então, o primeiro passo é investir 3 ou 4 horas de um dia (digo investir, pois você não irá perder) para organizar os papéis. Junte todos! Tudo o que achar, coloque numa caixa, no chão da sala, na mesa, onde preferir que se sinta a vontade.

Crie categorias, tais como: Contas (de maneira geral ou divida em subcategorias: luz, água, condomínio, escola, etc.), Certidões, Receitas Culinárias, Receitas Médicas, Exames, Pendências, Manual de Produto, Nota Fiscal,Contratos (imóvel, financiamento, carro), IPVA, IPTU, enfim crie as categorias.

Criada as categorias etiquete pastas coloridas ou invista em caixas organizadoras, pastas sanfonadas, pastas AZ, pastas com plásticos, enfim, o que for melhor custo benefício para você e não esqueça do seu espaço. Não adianta investir, por exemplo, em caixas organizadoras, se não terei espaço para acomodá-las.

Eu, pessoalmente, organizo por pastas etiquetadas.

Elimine tudo o que for inútil.

Ah! Alguns podem perguntar e por quanto tempo devo guardar tal documento?

Realmente para alguns documentos, devemos atentar aos prazos para guarda, cito abaixo os mais importantes:

Prazo de Guarda: Permanente

  • Escritura de imóvel;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Óbito;

Prazo de Guarda: 05 anos

  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Recibo de Pagamento de Condomínio
  • Comprovante de pagamento de mensalidade escolares;
  • Comprovante de pagamento de convênio médico;
  • Comprovante de pagamento de TV por assinatura;

Prazo de Guarda: 03 anos

  • Recibo de pagamento de aluguel;
  • Fatura de Cartão de Crédito;

Prazo de Guarda: 90 dias

  • Comprovante de água, luz e telefone (inclusive celular);

Prazo de Guarda: 30 dias

  • Nota Fiscal de produtos e serviços não-duráveis;
Fonte: http://www.trtsp.jus.br

E agora que tal algumas inspirações para podermos começar!

mont001

 

 

 

 

 

 

 

24 comentários em “É difícil organizar documentos e papéis?

  1. Eu costumo ser bem organizada, mas taí uma coisa que não consigo controlar :((( vou ver se acho essas pastinhas organizadoras, curti!!
    Beijo :*

    Curtido por 2 pessoas

  2. Amei o baú, você tem o contato do fornecedor?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adoreii as dicas, e os prazos Fabi, preciso começar a organizar a minha papelada o quanto antes! kk Beeeeijão linda ♥

    Curtido por 1 pessoa

  4. Muito legal o post, adoro dicas de organização porque quero sempre me organizar mas sempre acabo bagunçando tudo de novo e no dia que preciso de um documento importante as vezes não acho ! Estou mudando meus hábitos e tentando melhorar isso ! ♡ Caso queira conhecer dá um pulinho no meu blog https://motivosnaomefaltam.wordpress.com/ Beijos absurdos !

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adorei as suas dicas, principalmente dos prazos!!! Sou extremamente organizada, não sei ver um papel fora do lugar hahahaha beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nunca tinha encontrado um blog com dicas tão interessantes assim. Gostei muito das dicas e pretendo adotá-las, acho que todo mundo tem um montão de papel pra arrumar kkk
    ;*

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oii, minha lindona!
    Sou super desorganizada com documentos… nunca sei o que guardar e o que jogar fora 😛
    Teu post me ajudou muuuuuuito, amore! Muito mesmo!
    Beeijo, lindona querida ❤

    http://www.tamaragallas.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

