19 Comentários

Passos para planejar o seu cardápio semanal

mont000

Oi gente querida,

Vamos falar novamente sobre planejamento, mas hoje vamos ver alguns passos para planejar o seu cardápio semanal, que é muito importante para uma alimentação equilibrada e uma vida saudável. E nos dias de hoje com essa correria precisamos nos organizar para darmos conta do recado e não se stressar e nem deixar de nos alimentarmos bem.

Vantagens:

  • Evita desperdício dos alimentos
  • Custos
  • Ganho de tempo
  • Nutrição

Uma boa dica é aproveitar o descanso de domingo para preparar o seu cardápio e já fazer as compras da semana, para não correr o risco de faltar nada e nem desperdiçar o que se tem casa.

  1. Verificar o que tem na geladeira, carnes, verduras, folhas, enfim, o lema é não jogar nada fora;
  2. Congele carnes em porções separadas, além de facilitar na hora de descongelar, evita eventuais desperdícios. Congele, também, alguns itens para ajudar durante a semana como: verduras, legumes e mesmo algum prato pronto para emergência, se não houver tempo;
  3. Se tiver bastante um determinado item, criar pratos diferentes durante a semana para não deixar perder;
  4. Se não tiver ajuda de um nutricionista, que seria o ideal, não se esqueça que o seu cardápio (almoço e jantar) deverá ter: Salada com verduras e folhas à vontade, carboidrato (se escolher um, evitar outro), proteínas (alternar durante a semana);
  5. Se você faz janta, pode deixá-la pronta e mudar só a proteína (carne/frango/peixe), e de preferência mais leve;
  6. É muito importante fazer o prato do dia de uma forma que ele fique bem colorido, quanto mais colorido, mais saudável ele fica. E o colorido a que me refiro não é catchup, mostarda e pimenta, mas verduras e legumes.
  7. Lembre-se de tirar a carne do dia seguinte na noite anterior, além de agiliza o trabalho é sabido que o descongelamento “natural” é mais saudável

Vejo em muitos blogs e sites que ao tratar deste tema o post faz sugestão de cardápio…nada contra! Mas minha opinião é que não devo entrar neste mérito, pois não é a minha área. Tenho minha dieta/cardápio acompanhada de uma nutricionista. E também, o que pode ser gostoso e bom pra mim, pode não ser para você, certo?

Se quiserem que eu faça um post sobre congelamentos e receitas rápidas, comentem que coloco para vocês. Espero que gostem e que tenha ajudado.

Beijos e até a próxima!!

t0sXpNZ

 

 

 

19 comentários em “Passos para planejar o seu cardápio semanal

  1. Nossa Fabiii, eu amei! Estou precisando muito cuidar da minha alimentação, ainda mais pelo fato de ter colesterol alto, aí já viu, né! Ótimo post! ❤ Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ótimo post fabi!! Eu procuro deixar comidas prontas quando sei que terei um dia seguinte atarefado, mas as vezes não é tão bom, comer fresquinho e na hora sempre me apetece mais ❤ haahha mas gostei das dicas e vou tentar emprega-las na minha rotina, principalmente quando fico o dia fora de casa..
    beijão :*

    Curtido por 2 pessoas

  3. Nossa ! otimas dicas , toda semana fico perdida aff .
    Vou aproveitar essas dicas para me policiar um pouco com esse detalhe como vc falou realmente é muito importante manter a ordem .
    Gosteiii …

    Curtido por 1 pessoa

  4. Legal! Assim não saímos da refeição adequada e ainda economizamos “uns dindins”. Valeu.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ótimas as dicas..Vou prestar mais atenção nesses detalhes..Bjuss
    https://petitluxo.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Amei as dicas, amore!
    Organização é tudo na vida!
    Vou prestar mais atenção MESMO nesses detalhes… achei mega interessante! Fora que uma alimentação saudável e balanceada é tuuuudo de bom *_*
    Beeeijo, minha linda ❤

    http://www.tamaragallas.com.br

    Curtido por 2 pessoas

  7. ótimas dicas, eu estou ganhando alguns quilinhos por falta de planejamento e fazendo o que é mais fácil.
    adorei as ideias, parabéns.
    Beijos,
    http://www.prosadedesigner.com

    Curtido por 1 pessoa

  8. O planejamento é difícil no começo, mas depois quando há o costume, traz muitos benefícios ((:

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

