4 Comentários

Personal Organizer – O que é? O que faz? O que não faz? Como é cobrado o serviço?

personal

Oi gente,

Hoje falarei um pouco sobre a profissão de Personal Organizer. Vamos lá?!

O que é?

Bom, traduzindo, literalmente, o termo Personal Organizer quer dizer Organizador Pessoal.  É um especialista em organização pessoal, comportamental e residencial, que auxilia na otimização do tempo, através de metodologias e planejamentos, aumentando a qualidade de vida.

Trata-se de uma profissão surgida nos Estados Unidos, podemos dizer que o marco inicial se deu com a fundação da NAPO – National of Professional Organizers, em 1985 por Barry Izsak. No Brasil, podemos citar como marco inicial a fundação da empresa OZ Sistemas de Organização, filiada à NAPO, em 2004 pelo Sr. José Luiz Cunha.

O que faz?

Como já dito, é um especialista em organização. Encarrega-se da organização de sua casa, rotina, documentos, closets e até fluxo de informação e processos de uma empresa. O leque é muito amplo.

É possível que a Personal Organizer realize manutenções do sistema de organização implementado, podendo ela ser mensal, trimestral ou semestral.

Além disso, se for de interesse do cliente, pode-se treinar a empregada, secretaria ou babá, para que mantenha a continuação do processo de organização.

Importante lembrar que é sempre feita uma avaliação prévia do ambiente, closet ou processo a ser organizado.

O que não faz?

Para esclarecer o que a Personal Organizer não faz, trago parte do post de Helena Alkhas, instrutora NAPO, que atua em San Diego, CA:

“Há muitas coisas que uma personal organizer não irá fazer e as razões variam de preferências até sua segurança pessoal. Sempre pergunte à personal organizer no processo de entrevista se ela faz esta ou aquela tarefa antes de contrata-la para evitar problemas futuros.

Aqui estão algumas coisas que personal organizers normalmente não fazem:

  1. Organizadoras profissionais não limpam a área trabalhada antes, durante ou depois do processo de organização. Eu pessoalmente irei passar um pano em uma prateleira levemente empoeirada antes de colocar os objetos já organizados na mesma. Se o espaço estiver muito sujo, o que eu irei identificar na visita de avaliação, eu pedirei ao cliente para fazer a limpeza do espaço.
  2. Organizadoras profissionais não são “faz tudo”– apesar de extremamente criativas, não cabe à organizadora profissional pendurar prateleiras, quadros, cortinas, montar ou desmontar móveis, “dar uma pintura leve” e assim por diante. Estas atividades requerem equipamento e muitas vezes treinamento especializado, além de poderem causar dano à sua propriedade.
  3. Impôr o serviço de organização–  muitas vezes, familiares preocupados com um membro da família contratam um personal organizer “de presente”. Porém, o trabalho de organização só deve ser realizado com o acordo direto e expresso do beneficiado.

Read More: http://apersonalorganizerbrasil.com/o-que-faz-uma-personal-organizer/

 

Como é cobrado o serviço?

Depende da Personal Organizer, pode já ser estipulado ou acordado com o cliente, as mensurações para a cobrança do serviço de organização são:

1 – Por ambientes;

2 – Por m²;

3 – Por armários ou closets;

4 – Por diárias/serviços;

5 – Por hora/serviço (mais comum).

 

Interessado?! – Precisando de uma personal organizer?! – Entre em contato.

Anúncios

4 comentários em “Personal Organizer – O que é? O que faz? O que não faz? Como é cobrado o serviço?

  1. Fabiana, obrigada pela menção e link dos meus posts sobre o que é, o que faz e as demais informações compartilhadas no seu post. Abraços e muito sucesso para você, Helena Alkhas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Fabiana, grato pela visita. Muito interessante essa ocupação (sinceramente não conhecia), e também muito interessante o seu blog. Estou curioso pra ver as suas dicas de leitura. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: